sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Alberto Caeiro - Ele Mesmo


Adaptação de "Poemas Completos de Alberto Caeiro", de Fernando Pessoa. Peça Teatral encenada pela Cia.Estrela D'Alva de Teatro, com direção de Marcelo Gianini. Atores: Lígia Helena e Ivan Ribeiro. Iluminação: Jorge Pezzolo. Figurinos: Renata Régis. Cenário: Aline Bianca.

Por tratar-se de um texto que nos leva à reflexão sobre nosso modo de ver as coisas e, principalmente, sobre a existência de um Deus da forma como nos é apresentado, todas as vezes en que participei com meu trabalho fotográfico, mergulhei de corpo e alma nesta discussão interior, procurando transmitir através das imagens o que o texto e os atores queriam passar para o público.

Diante de um poeta que acredita não haver nada além do que nossos cinco sentidos possam captar, sem a intervenção do pensamento, vi-me jogada para dentro dos meus próprios sentimentos, na sua forma mais pura e natural. E a fotografia permite esta representação.

Realizei o registro fotográfico desta peça em quatro ocasiões, sendo uma delas em ensaio para passagem de luz, sem a presença do público, o que permitiu a captura de cenas "congeladas", e uma outra, bastante especial: com o público bastante reduzido, os atores optaram pela apresentação com as pessoas no palco, sentadas em cadeiras ali colocadas estrategicamente. Pude então capturar cenas a pouca distância, obtendo o máximo rendimento da luz incidente sobre elas.

Foi uma ocasião ímpar, em que o resultado obtido nas imagens se conectou maravilhosamente às mensagens transmitidas por Fernando Pessoa, através de Alberto Caeiro-Ele Mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário